O calendário do Vestibulinho ETEC 2º Semestre de 2020 já foi liberado, mas muitas pessoas ainda não sabem como se inscrever nesse processo seletivo. Por se tratar de uma edição diferente, devido à pandemia, é comum ter dúvidas em relação a esse procedimento.
Se você também não faz ideia de como se inscrever no Vestibulinho ETEC 2º Semestre de 2020, não se preocupe. Apesar de parecer algo difícil, a inscrição é feita pela Internet e pode ser muito mais tranquila do que você imagina. Então, já separe a documentação e confira o passo a passo!
Documentos para se inscrever no Vestibulinho ETEC 2º Semestre de 2020
Sim, é isso mesmo que você leu: é preciso ter alguns documentos em mãos para fazer sua inscrição. Como todo o processo seletivo do 2º Semestre de 2020 (isto é, o Vestibulinho para entrar na ETEC ainda em agosto de 2020), será feito de forma online, você vai precisar fazer upload de toda a papelada que geralmente era pedida apenas na matrícula.
Portanto, antes mesmo de acessar o site da inscrição, já pegue:
- seu documento oficial de identidade, com foto e dentro do prazo de validade (RG ou RNE);
- CPF (pode ser o cartão de CPF ou o número atrás do RG);
- comprovante de escolaridade.
“Lillian, o que é comprovante de escolaridade?”
É o documento que vai comprovar o grau de ensino que você possui. As pessoas que podem participar desse Vestibulinho são as que estão pelo menos no 2º ano do ensino médio ou que já o concluíram. Ou seja: você vai precisar do seu histórico ou certificado de conclusão.
Além disso, você também precisará de um documento com suas notas de Português e Matemática do 1º ano do Ensino Médio. Sendo assim, caso essas informações não estejam em seu histórico, peça uma declaração na escola onde cursou essa série.
Tutorial para fazer a inscrição no Vestibulinho 2º Semestre de 2020
Agora que você já sabe o que precisa, é hora de ir para a inscrição! Ela deve ser feita no site oficial do Vestibulinho ETEC.
Em seguida, clice no botão “Iniciar inscrição”. Ao clicar nele, você irá preencher os seus dados de acesso e, posteriormente, preencher a ficha de inscrição. Para facilitar, eu gravei um tutorial prático mostrando todas as etapas, olha só:
É essencial que você verifique todas as informações preenchidas, afinal, será com base nelas que vai ocorrer a seleção dos estudantes neste 2º Semestre de 2020.
Também vale ressaltar que todos os estudantes que forem selecionados neste Vestibulinho começarão suas aulas de forma remota, pois todo o Estado de São Paulo está em isolamento social. Dessa forma, a previsão é que as aulas presenciais voltem gradualmente a partir de setembro.
Como digitalizar os documentos para a inscrição neste processo seletivo?
Uma dúvida muito frequente de quem quer participar do Vestibulinho ETEC no segundo semestre de 2020 é sobre o envio dos documentos. Como você já viu, eles devem ser enviados por upload. Isso é: você precisa enviá-los diretamente na ficha de inscrição.
No entanto, não basta enviar os arquivos de qualquer forma. É essencial que eles estejam nítidos e legíveis. Por isso, vale a pena utilizar um aplicativo específico de digitalização (ou a função scanner de uma impressora) para conseguir uma qualidade melhor. Além disso, tome cuidado com o tamanho do arquivo, ok? Cada um pode ter no máximo 2,5mb. Assim, caso uma foto ou documento esteja maior que isso, você precisa redimensionar para reduzir o tamanho do arquivo.
Quem pode participar desse Vestibulinho?
Neste momento, pode ser que você queira saber se pode participar desta edição do Vestibulinho ETEC, certo? Então, eis a resposta: o Vestibulinho do 2º Semestre de 2020 é para as pessoas que querem ingressar nos cursos técnicos e cursos de especialização técnica.
Portanto, é preciso ter concluído pelo menos o primeiro ano do ensino médio e, no caso de alguns cursos técnicos, existe uma idade mínima para conseguir se matricular.
Gostou de entender como fazer a inscrição no Vestibulinho ETEC do 2º Semestre de 2020? Então, fique de olho em nosso Instagram e em nosso canal do YouTube para acompanhar as próximas novidades!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.