Conteúdos para ETEC

Resumo para a ETEC: saiba tudo sobre a Mesopotâmia!

Lillian Cruz
Escrito por Lillian Cruz em Setembro 12, 2019
Resumo para a ETEC: saiba tudo sobre a Mesopotâmia!

Eis que você já sabe o que estudar para a prova da ETEC, mas, na hora de aprender Antiguidade, percebeu uma coisa: o que estudar sobre Mesopotâmia? Chegou a hora de descobrir! Papel e caneta em mãos, pois preparei um resumo para a ETEC sobre esse assunto!

Antes de tudo… o que é Mesopotâmia?

A Mesopotâmia foi o nome dado a um lugar muito importante, pois ficava entre dois rios: o Tigre e o Eufrates. Aliás, essa proximidade dos rios fez com que esse local ficasse conhecido como Crescente Fértil! Eu até expliquei o motivo desse nome na nossa aula gratuita sobre Mesopotâmia!

Mas, voltando ao assunto… o fato é que, nessa região, muitos povos se desenvolveram, como os Sumérios e os Babilônios, entre tantos outros. Porém, como estamos falando de um resumo para a ETEC, já adianto que você não deve focar em decorar esses povos. Pelo contrário: precisa entender as principais características gerais da Mesopotâmia.

“Mas, afinal, quais características da Mesopotâmia devo colocar no meu resumo para a ETEC?”

Antes de tudo, vamos começar com uma característica básica que é essencial para estudar qualquer civilização antiga: a classificação da Antiguidade!

A fim de separar os povos antigos de acordo com a localização onde viviam e suas descobertas, a Idade Antiga possui duas divisões muito marcantes: os povos Orientais e os Ocidentais.

Então, antes que você pergunte, já adianto que a Mesopotâmia é classificada como Oriental. Ou seja: os povos mesopotâmicos se desenvolveram no Oriente.

Logo após entender isso, tem outra coisa que você precisa colocar na sua cabecinha: o Vestibulinho ETEC é uma prova social. Portanto, é preciso saber qual o impacto social deixado pelo pessoal da Mesopotâmia.

Dessa forma, já imagino que tem outra pergunta se passando pela sua mente agora…

“Qual é o impacto social dos povos da Mesopotâmia para a prova da ETEC?”

E é o seguinte: uma forma de entender o impacto de um povo é pensar no legado que ficou para os dias atuais. Isto é: quais foram as descobertas, invenções e construções que marcam a história daquela civilização?

Então, anota aí: no contexto geral da Mesopotâmia, a escrita foi uma das invenções mais marcantes. Isso porque o primeiro sistema de escrita, que é chamado de “escrita cuneiforme”, foi criado pelos Sumérios, um dos povos habitantes daquela região.

Além disso, a roda, utilizada para o deslocamento e transporte de materiais, também foi uma das criações deles. Ah, e sabe o vidro daquele copo que você usa para beber seu suco ou refrigerante favorito? Acredite: ele também pode ser considerado como uma criação da Mesopotâmia (porém, vale saber que outras civilizações, como a Egípcia, também dominavam as técnicas de criação desse material que é reciclável, resistente e a gente usa até hoje).

No entanto, se você acha que tudo isso já é digno de dizer “Uau”, se prepare, pois existe mais uma criação incrível: o primeiro código de leis escritas!

É exatamente o que você está pensando: os mesopotâmicos não apenas desenvolveram a escrita cuneiforme, como também criaram o Código de Hamurabi!

“E esse Código de Hamurabi era parecido com as nossas leis de hoje? “

E a resposta é… não! Na verdade, o Código de Hamurabi consistia em leis que pregavam a ideia de “olho por olho, dente por dente”. Bem diferente das leis atuais, né?

Mas, fala sério: sem dúvida, nossa vida hoje seria muito diferente se essa civilização não tivesse existido, não é mesmo? Por fim, só para facilitar ainda mais a sua vida, vou listar aqui os aspectos essenciais sobre esse resumo para a ETEC.

Principais aspectos da Mesopotâmia para colocar no seu resumo para a ETEC

  • Classificação da Mesopotâmia: Oriental
  • Localização: entre os rios Tigre e Eufrates, numa região denominada Crescente Fértil
  • Os mesopotâmicos criaram a escrita cuneiforme, primeiro sistema de escrita conhecido
  • A roda foi uma de suas principais invenções
  • O primeiro código de leis escritas também partiu deles: era o Código de Hamurabi

Agora que você já entendeu a Mesopotâmia, aproveita para conferir mais conteúdos para quem quer passar na ETEC no meu canal do Youtube, que é o maior canal do Brasil focado no Vestibulinho ETEC! Espero você lá!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

One Reply to “Resumo para a ETEC: saiba tudo sobre a Mesopotâmia!”

Cauã

Eu nem acredito que encontrei esse site, me ajudou demaiss. Lilian, você é um anjo que veio ajudar os futuros etequianos, muito obrigado, sérião, você é incrível, espero muito passar na prova no final do ano kkkkk