Geralmente, as questões de Física da prova da ETEC são temidas por quem ainda está no ensino fundamental. Apesar de muitas delas serem questões que podem ser resolvidas sem fórmulas, há aquelas que exigem dados e cálculos específicos. Uma delas é a questão 25 da prova da ETEC de 2019, na edição do 2º Semestre.
Por isso, hoje eu vim ensinar para você a resolução dessa questão de forma detalhada. Portanto, preste atenção e anote os principais passos para conseguir resolver qualquer outro exercício desse modelo. Vamos lá!
Resolvendo a questão 25 do Vestibulinho ETEC 2019 (2º Semestre)
Antes de tudo, vamos ler o enunciado dessa questão. Se você acompanha meu canal do YouTube, certamente já sabe o motivo de fazer isso, não é mesmo? Mas, caso não acompanhe, eu te explico agora: o enunciado é o que nos permite identificar os dados e pontos importantes que vão ser úteis na hora dos cálculos.
O agulhão bandeira é um recordista em velocidade, podendo chegar a surpreendentes 110 km/h devido a sua forma hidrodinâmica e força física. Considerando essa velocidade escalar média constante durante 3 minutos, a distância que esse peixe é capaz de se deslocar é, em metros, de
(A) 180.
(B) 330.
(C) 1 800.
(D) 2 000.
(E) 5 500.
Passo a passo da resolução
Depois da leitura do texto, já ficou fácil identificar algumas informações muito importantes aqui! A primeira delas é a velocidade alcançada pelo peixe. Em seguida, temos o tempo de deslocamento dele. Por fim, a questão nos pergunta qual é a distância em metros.
Ou seja: temos velocidade, tempo e queremos encontrar a distância. Isso significa, então, que vamos utilizar a fórmula da velocidade, que é v = s/t.
No entanto, os dados que a questão 25 do Vestibulinho ETEC 2019/2 nos traz não estão em unidades de medidas compatíveis. Isto é, temos valores que estão em km/h, um valor em minutos e a distância pedida em metros.
Portanto, vamos converter a velocidade de km/h para metros por segundos. Para isso, devemos apenas dividir o valor de velocidade por 3,6, que é o fator de conversão de velocidade no Sistema Internacional de Unidades de Medidas.
Após fazer essa divisão, teremos uma velocidade de aproximadamente 30,55m/s. Em seguida, vamos converter o tempo. Isso porque ele está em minutos, mas, como queremos a distância em metros e já temos a velocidade em metros por segundo, precisamos que ele também esteja compatível.
Assim, temos: 3 minutos x 60, já que cada minuto equivale a 60 segundos. Dessa forma, nosso tempo em segundos será de 180s.
Agora que temos todos os valores adequados, vamos aplicá-los à fórmula. Dessa maneira, teremos: 30,55 = s / 180.
Com isso, vamos multiplicar 30,55 * 180 e esse valor será igualado ao espaço que queremos encontrar. Portanto, encontraremos o valor de aproximadamente 5500, que é a alternativa E.
Como resolver esses cálculos rapidamente?
A princípio, esse é um tipo de exercício simples. Mas, se você tem dificuldade com cálculos de operações básicas da matemática, talvez tenha encontrado dificuldades para calcular os valores apresentados na questão, certo?
Se esse for o seu caso, não se preocupe! Eu mostrei, em vídeo, cada conta detalhadamente. Veja logo abaixo e aprenda ainda mais!
Como você viu, a questão 25 da prova da ETEC do 2º Semestre de 2019 não é um bicho de sete cabeças. Agora, caso queira conferir mais resoluções comentadas, fique de olho nos vídeos sobre a prova da ETEC resolvida que estão no Workout ETEC, nosso clube de resolução de questões!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Muito bom
Eu adoreiiiii♥️
Lilliaaaaaan , você me ajudou muito! Gostaria muito que vc fizesse um vídeo explicando mais sobre cinemática.
Eu simplesmente adorei mesmo,foi muito bom o vídeo de ajuda
Muito bom porém eu fiz de um jeito bem simplificado e menos complicado e deu o mesmo resultado.Fiquei em dúvida se devo fazer do meu jeito ou do jeito que está escrito por ela.
No meu cálculo em transformar km/h em m/s , o resultado foi diferente do seu.
Existe essa possibilidade?
Aonde foi q eu erreii?
Ja descobri meu erro. Desculpa