Conteúdos para ETEC

Ponto de ebulição e ponto de fusão: qual a diferença e como isso cai na ETEC?

Lillian Cruz
Escrito por Lillian Cruz em Junho 15, 2020
Ponto de ebulição e ponto de fusão: qual a diferença e como isso cai na ETEC?

É fato: muitos estudantes ficam assustados quando veem o que cai na prova da ETEC. Na maioria das vezes, isso acontece porque muitas pessoas que querem entrar na ETEC nunca tiveram contato com química! Por isso, quando veem conceitos como “ponto de ebulição” e “ponto de fusão” durante o estado dessa matéria, a reação mais comum é o medo de não passar na ETEC.

No entanto, não ter visto um assunto na escola não significa que você não será capaz de passar no Vestibulinho ETEC. É sério! A verdade é que, ainda que não tenha uma base de estudos, você ainda tem chances de conseguir sua aprovação. E quer saber como isso é possível? Continue lendo, pois hoje eu resolvi ajudar você a entender dois conceitos de química importantíssimos para a prova da ETEC!

O que é ponto de fusão?

O ponto de fusão é conhecido como a temperatura na qual uma substância passa da fase sólida para a fase líquida. O nome vem justamente do que ocorre durante o processo: a substância passa por aquecimento e começa a fundir, ou seja, a derreter! Um exemplo disso é quando você retira um cubo de gelo do freezer e o coloca num local em que a temperatura estava mais alta (mais quente) do que onde ele estava antes.

O que é ponto de ebulição?

Assim como o ponto de fusão, o ponto de ebulição também tem a ver com um processo pelo qual a matéria vai passar. Porém, neste caso, os estados físicos envolvidos são outros: o líquido e o gasoso. Isto é: enquanto a fusão consiste no derretimento de algo, a ebulição é o procedimento de passagem do estado líquido para o gasoso.

Qual a diferença entre fusão e ebulição?

Além de gerarem resultados diferentes (ou seja, um processa transforma a substância em gás e o outro transforma em líquido), as temperaturas envolvidas também são diferentes.

Lembra do exemplo do gelo? Vamos voltar a ele agora: enquanto o ponto de fusão da água é de 0ºC, seu ponto de ebulição é de 100ºC.

Apesar de parecer algo muito difícil, isso se torna mais simples ao trazer para o contexto do dia. A fusão é quando o gelo derrete e vira água líquida, por exemplo. A ebulição, por sua vez, é quando você coloca a água para esquentar e, depois de algo tempo, ela começa a virar vapor.

Como esses conceitos podem cair na prova da ETEC?

Os conceitos de ponto de fusão e ponto de ebulição podem cair na prova da ETEC de diversas maneiras. Veja só algumas das principais formas como eles podem surgir nas questões:

  • Questões teóricas de Química que vão perguntar especificamente sobre esses conceitos;
  • No contexto do enunciado de questões de Química;
  • Somente nas alternativas, inclusive trazendo pegadinhas ao confundir o que significa cada um desses processos.

Como você viu, aprender Química para a prova da ETEC pode ser mais simples do que parece, não é mesmo? E, caso queira continuar aprendendo cada vez mais para passar no Vestibulinho ETEC, não deixe de conferir os vídeos que saem em meu canal do YouTube! Lá você aprende muito sobre a prova da ETEC e como conquistar uma vaga na ETEC dos seus sonhos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *