VESTIBULINHOS

IFSP: como fazer a inscrição do jeito certo

Lillian Cruz
Escrito por Lillian Cruz em Outubro 7, 2021
IFSP: como fazer a inscrição do jeito certo

IFSP: Como fazer a inscrição do jeito certo

Neste post eu vou revelar os dois principais erros que as pessoas cometem na hora de fazer a inscrição do IFSP 2022.

Também vou mostrar o caminho mais seguro e mais fácil para fazer a inscrição do IFSP para que não corra o risco de ter sua inscrição invalidada.

E pra quem é este post?

O que vou falar aqui é pra você que vai fazer a prova do IFSP, mas não sabe como se inscrever corretamente.

Pra você que tem uma noção de como se inscrever, mas não quer correr o risco de errar.

Pra você que tentou fazer a inscrição, mas ficou com dúvidas.

E pra você que precisa de um passo a passo detalhado para não ter a inscrição cancelada por causa de erros bobos.

E pra quem não é esse post? Não é para você que vai fazer o IF de outros estados, que não seja São Paulo.

Ou seja, se você vai fazer o IF em qualquer outro estado que não seja São Paulo, o que eu vou mostrar aqui não vai servir pra você, porque cada IF tem um processo de inscrição próprio.

Esse post é exclusivo para você que vai fazer o IFSP, ou seja, o Instituto Federal de São Paulo.

Então, se você NÃO vai fazer o IFSP , comenta qual é o seu IF que em breve eu posso fazer um post específico para você.

Agora, se você vai fazer o IF de São Paulo, independentemente de qual seja a cidade, fica comigo até o final pra entender o que você não deve fazer na sua inscrição.

Porque você deve ler este post até o fim

É importante que leia este post até o fim para que não aconteça com você o que eu tenho visto acontecer com muitas pessoas que me acompanham aqui nas redes sociais, que são eliminadas de vestibulinhos por causa de inscrição errada. 

Alguns chegam a fazer a prova, tiram uma boa nota e são classificados. Porém, devido a um erro bobo na hora da inscrição, não conseguem efetuar a matrícula.

Com isso, elas acabam vendo todo o esforço que tiveram para estudar sendo jogado no lixo.

Isso é algo que ninguém merece passar e eu falo isso por experiência própria. Não há nada pior do que perder a chance de ir para uma escola por causa de um erro ou uma falha boba. Perder a chance porque não passou é ruim, mas perder por causa de um erro na inscrição é horrível.

Isso me faz lembrar quando eu ganhei uma bolsa de estudos numa escola particular.

O que aconteceu comigo (e, sim, isso tem tudo a ver com sua inscrição no IFSP).

Era finalzinho do 9º Ano e eu queria muito ir para uma boa escola, porque até então eu tinha estudado nas piores escolas de onde eu morava. Inclusive, minha escola chegou a aparecer no Fantástico por causa do vandalismo que acontecia lá.

Mas, voltando, eu queria muito ir pra uma escola particular e estava em busca de bolsas de estudos, porque na época as escolas técnicas da minha cidade só tinham curso técnico e eu queria fazer Ensino Médio.

Aconteceu que no final do ano, pouco antes das aulas acabarem, eu ganhei a tão sonhada bolsa de estudos. Porém, exatamente o dia em que foram avisar na minha escola foi o dia que eu precisei faltar.

Lembro que eu chorei muito quando soube do que tinha acontecido, foi uma sensação horrível.

Tive que começar o Ensino Médio numa escola pública que não era muito boa.

Toda vez que chegava lá eu lembrava do que tinha acontecido e ficava culpada por ter faltado. Isso me deixava muito mal, porque eu tinha me esforçado durante muito tempo, tinha dado o melhor de mim para ser uma boa aluna e um simples erro, que nem foi porque eu quis, fez com que eu perdesse tudo.

Depois, quando eu já estava há cerca de um mês na escola, consegui outra bolsa. Mas aí eu tive que entrar na escola nova atrasada, sofria para conseguir acompanhar aa turma e foi bem difícil, isso me fez ficar muito atenta a esses processos burocráticos. 

Quando eu fui prestar vestibulinho, no 2º Ano do ensino Médio, além de me preocupar em me preparar para a prova, minha outra preocupação era a inscrição. 

Eu revirava o edital pelo avesso para entender exatamente todas as regras, passava horas tentando entender exatamente o que ele queria dizer. Ficava decifrando os termos técnicos e os regulamentos para saber o que eu tinha que seguir.

Eu não podia deixar nada dar errado, não podia nem pensar na possibilidade de não ser aprovada por causa de erro na inscrição. 

Depois, antes mesmo de saber se tinha sido aprovada, foi a vez de revisar o edital para entender o processo de matrícula. Mais uma vez lá ia eu para aquele trabalho chato, que quase ninguém gosta ou sabe fazer, de decifrar o edital.

Depois disso, eu fui prestar ENEM e vestibulares, eu continuei a minha saga de revirar os editais.

A razão para que eu possa te ensinar a se inscrever no IFSP

Depois que fui aprovada para várias faculdades, eu comecei a ensinar as estratégias de estudos que eu usei para conquistar minhas aprovações.

O que mais acontecia na época de inscrições era meus alunos chegarem desesperados com problemas na inscrição.

Alguns começavam a fazer a inscrição e travavam no meio do caminho sem saber o que fazer. Outros às faziam a inscrição errada e entravam em pânico sem saber como corrigir.

E ainda tinham aqueles que colocavam a documentação errada e não tinham como comprovar na hora da matrícula.

Isso não aconteceu nem uma nem duas vezes, foram centenas e centenas de vezes, sem contar os milhares de e-mails que eu recebia por semana de pessoas desesperadas pedindo ajuda porque não estavam conseguindo fazer a inscrição, ou porque não tinham feito a inscrição errada.

Com isso, eu comecei a identificar um padrão de erros que as pessoas mais cometiam na hora de fazer a inscrição e cheguei a dois erros principais.

Os dois principais erros que as pessoas cometem na inscrição do IFSP:

O primeiro erro é quanto à documentação. 

Existe uma grande confusão na hora de informar e de enviar a documentação no processo de inscrição, muitas vezes porque não as pessoas não conseguiam compreender o que estava sendo pedido no edital ou porque não tiveram paciência para ler, até porque nem todo mundo está familiarizado com a estrutura e linguagem desses editais e manuais. 

Esse é um erro bastante comum e, em alguns casos, até dá pra corrigir, mas, dependendo do caso, é impossível corrigir e a pessoa acaba sendo eliminada.

O segundo erro mais frequente na inscrição do IFSP é na parte escolher o curso ou a modalidade. 

Nossa, eu já perdi as contas da quantidade de e-mails e directs que eu recebo de pessoas desesperadas porque se inscreveram para o curso ou modalidade errada.

É sempre a mesma coisa: as pessoas selecionam o curso errado, outras que selecionam a modalidade errada porque não sabiam direito qual era a certa, outras ainda que escolhem um curso e depois se arrependem e querem trocar, e ainda tem outras que só percebem que escolheram o curso errado depois que começam a estudar.

Uma dica do que fazer para não cometer esses erros

Então, para não cometer esses erros, antes de mais nada, a primeira coisa que você precisa é compreender o edital ou manual do seu vestibulinho, interpretando os regulamentos e compreendendo o que está sendo pedido. 

E veja que eu não estou falando de ler o edital, porque tem muita gente que passa o olho no edital e acha que leu, aí faz a inscrição achando que está abafando e só depois é que vai ver que fez cagada.

Bom, até aqui eu te falei quais são os dois principais erros que você acontecem na hora de fazer a inscrição para o vestibulinho e te falei qual é a primeira coisa que você precisa fazer para escapar desses erros, mas tem vários outros errinhos que costumam acontecer bastante no processo de inscrição e que, apesar de serem pequenos, podem fazer grandes estragos. 

Tudo o que eu falei aqui foi uma pequena introdução, foi só a pontinha do iceberg. Agora, para quem quer se aprofundar nisso para fazer a inscrição com muito mais segurança, eu fiz  um passo a passo detalhado como fazer a inscrição corretamente do começo ao fim.

Esse passo a passo é 100% prático e em vídeo, numa linguagem totalmente simples com exemplos e demonstrações para cada etapa da inscrição.

Desse jeito, à medida que você for assistindo você já pode ir fazendo sua inscrição, como se estivesse junto comigo, evitando erros.

Com esse tutorial você vai saber exatamente:

  • o que fazer durante toda a sua inscrição.
  • qual documento você deve informar
  • qual modalidade certa deve escolher
  • quais são os documentos válidos para cada tipo de situação
  • o que você deve fazer se não tiver o documento
  • como solicitar taxa de isenção
  • o que fazer antes de concluir sua inscrição
  • como garantir que você fez a inscrição corretamente
  • o que fazer em caso de erro na inscrição
  • como saber se sua inscrição foi validada.

Enfim, tudo o que você precisa saber para fazer a sua inscrição com tranquilidade e da forma mais segura possível, para não ter riscos de perder a sua vaga por causa de um erro de inscrição.

E agora eu sei que você deve estar querendo saber quanto que vai custar para ter esse passo a passo tão detalhado. Eu já vou falar sobre isso.

Mas antes eu quero te falar sobre um bônus que eu preparei para você que se inscrever para ter acesso a esse tutorial completo. 

O bônus que você ganha ao adquirir o tutorial do IFSP

Olha só, uma dúvida que quase todo mundo tem quando vai prestar vestibulinho é sobre qual curso fazer. 

Muita gente fica na dúvida até um minuto antes de fazer a inscrição. Mesmo quem já sabe desde cedo o quer, quando chega o momento definitivo de fazer a inscrição fica na dúvida se tá escolhendo certo.

Ou então, fica na dúvida se o curso que escolheu dá dinheiro ou ainda tem aquela dúvida clássica: quero fazer tal faculdade futuramente, qual curso combina com essa área?

E por aí vai, é dúvida que não pára mais e isso é muito normal, eu sei exatamente como é, porque já passei por isso. Porém, não dá pra ficar em cima do muro,  é preciso fazer uma escolha.

Por isso, eu resolvi dar de bônus para todo mundo se inscrever no Tutorial Facilitado de Inscrição do IFSP, a Checklist Escolha Perfeita.

Essa checklist vai te ajudar a descobrir qual o curso perfeito pra você.

E agora que você já sabe o que você ganha se inscrevendo no tutorial, vamos ao preço.

Quanto vai custar para ter acesso ao tutorial completo e facilitado de inscrição do IFSP

E é o seguinte, para ter acesso ao tutorial completo de inscrição com tudo o que tem nele já mastigado do jeito que é, eu poderia cobrar facilmente uns 100,00.

Se eu somasse ainda a Checklist Escolha Perfeita que eu vou te dar de bônus eu poderia cobrar uns 147,00, mas calma, não vai ser esse valor.

Na verdade, não vai ser nem metade desse valor, que seria 73,50. Hoje, para você ter acesso ao tutorial completo e levar ainda a checklist de bônus, você paga somente 4 parcelinhas de R$ 9,81.

E eu sei que muita gente vai dizer:

Ah, Lillian, mas eu não tenho dinheiro!

E está tudo bem, você pode fazer sua inscrição sem o Tutorial, você não precisa pagar, porém, você só precisa entender o custo dessa decisão.

O que é mais caro, 4 parcelinhas de R$9,81 ou perder a sua vaga por causa de erros bobos na sua inscrição? Pior ainda, ter que passar três anos da sua vida se lembrando que está numa escola ruim por causa de uma decisão mal pensada?

Sabe aquela frase clichê que todo mundo fala: pior que se arrepender pelo que você fez é se arrepender pelo que deixou de fazer?

Eu já vivi essa experiência na pele e sei bem como é. Exatamente por isso, que eu dou uma garantia de 7 dias para você que está em dúvida de se inscrever no Tutorial.

Você pode clicar e se inscrever com total tranquilidade, porque eu te dou uma garantia de 7 dias para o caso de você não gostar.

Ou seja, você não tem risco nenhum. Você entra e, se não gostar, é só me mandar um e-mail dentro de 7 dias, que eu devolvo todo o seu dinheiro.

E agora tudo o que você precisa fazer é clicar no link que tem aqui na descrição desse post e garantir o seu acesso ao tutorial.

Você vai clicar nesse botão e vai cair numa página segura. Nesta página você vai digitar seu e-mail e seus dados de pagamento, conforme as orientações que estão lá nessa página.

Depois disso, você vai receber um login e senha para acessar a plataforma com todo o conteúdo no email que você cadastrou.

E agora você tem três opções:

A primeira é ignorar tudo o que eu falei sobre os erros e fazer a sua inscrição de qualquer jeito. Mas sabendo que corre o risco de erra e ver seu sonho de estudar no IFSP ir para o ralo!

A segunda opção é você pegar o que eu falei aqui e se virar sozinho, ou seja, sem nenhum direcionamento.

Aí você vai ter que revirar páginas e páginas do edital do IFSP para entender o que está sendo pedido. E, no final ainda ficar na dúvida se fez a inscrição certa.

E a terceira opção é clicar no link que aqui embaixo se inscrever no tutorial completo e facilitado de inscrição do IFSP, onde você vai ter o passo a passo exato e mastigado de como fazer sua inscrição no IFSP.

Vai ter modelo de documentos exigidos pelo vestibulinho só para imprimir e usar.

E ainda ganhar de bônus a Checklist do Curso Perfeito para te ajudar a escolher o curso certo pra você.

QUERO FAZER MINHA INSCRIÇÃO NO IFSP DO JEITO CERTO!

Então, é isso, um super abraço e a gente se vê no nosso portal de conteúdo, caso você escolha fazer sua inscrição com segurança.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *