Estudar as figuras de linguagem nem sempre é a tarefa mais fácil da vida de quem quer passar na ETEC. Na verdade, principalmente para quem gosta mais de Exatas, pode ser um grande desafio!
O fato é que, além de precisar entender como as figuras de linguagem são cobradas na prova da ETEC, há outras coisas a levar em consideração. É preciso, por exemplo, saber quais delas exigem mais atenção!
Porém, isso não precisa ser tão difícil quanto você pensa. E, para te ajudar a enfrentar essa matéria, hoje eu trouxe 3 figuras de linguagem essenciais! Portanto, pegue papel, caneta e vamos lá!
Hipérbole
Definitivamente, esta é uma figura de linguagem que você precisa conhecer, afinal, ela pode aparecer até mesmo em imagens. E, apesar de ter um nome estranho, a hipérbole é mais simples do que você imagina!
Basicamente, ela é usada para dramatizar uma situação e é caracterizada pelo exagero. Isto é, a hipérbole é utilizada numa frase quando o intuito é de “intensificar” aquela situação, sabe?
Vamos a alguns exemplos para você entender bem melhor!
“Estava morrendo de saudade de tomar um sorvete!”
“Liguei um milhão de vezes, mas você não atendeu…”
Cá entre nós, essas frases são bem exageradas, não é mesmo? Pois bem: as duas utilizam a hipérbole para intensificar essas situações. Dizer que ligou “um milhão de vezes” é algo muito mais expressivo do que simplesmente dizer que ligou “muitas vezes”, assim como “morrendo de saudade” soa com mais intensidade do que “muita saudade”.
Metáfora
A metáfora é uma figura de linguagem que consiste em uma espécie de comparação indireta. Ou seja: é quando você compara as características de alguém ou de algo a alguma outra coisa, mas sem utilizar termos do tipo “como”, “tanto quanto”, “tal”, entre outros.
É o que acontece quando você diz, por exemplo, que alguém é uma flor (quando, na verdade, a pessoa tem as características de uma flor), ou em situações como nos casos abaixo.
“Amor é fogo que arde sem se ver…”
O amor não é “fogo”, mas pode ter as características normalmente associadas ao fogo, como a intensidade.
“Ele tem olhos de oceano.”
Isso normalmente é dito quando a pessoa tem olhos azuis. Isto é, a cor que é associada ao oceano é a mesma dos olhos da pessoa. Por isso, a metáfora aparece no momento em que há essa comparação indiretamente (ou seja, você não deixa explícito que está falando da cor dos olhos).
Catacrese
Para encerrar esse TOP 3, é hora de conhecer a catacrese. Ela é uma figura de linguagem muito utilizada no dia a dia! No entanto, muitas pessoas não sabem o que ela significa.
Resumidamente, a função dela é usar palavras que designam outras coisas para nomear algo que, em teoria, não possui um nome. É o caso de itens que você já deve ter visto por aí, como o pé da mesa, a manga da blusa e o braço do sofá, por exemplo.
Por que essas figuras de linguagem são importantes?
Ao saber essas três figuras de linguagem, você passa a ter mais facilidade para interpretar questões que cobrem esse tópico na prova da ETEC. Dessa forma, o risco de cair em pegadinhas na prova é bem menor!
É claro que também é importante estudar algumas figuras de linguagem que também são importantes para a ETEC, como a antítese, a comparação, a sinestesia… entre outras que fazem parte do conteúdo que cai na prova.
Como essas figuras de linguagem podem cair na prova da ETEC?
Esse é um assunto que pode ser abordado no Vestibulinho de diversas maneiras. É bastante comum que a prova traga questões contextualizadas, nas quais é preciso analisar o contexto e identificar a figura de linguagem correta.
Além disso, a prova pode trazer histórias em quadrinhos, charges ou frases contendo figuras de linguagem. Nestes casos, é preciso identificar qual foi utilizada e, geralmente, qual tipo de modificação ela causa naquele enunciado, já que a função das figuras de linguagem tem a ver com a expressividade de um texto.
Como deu para perceber, as figuras de linguagem são essenciais para você se dar bem na prova da ETEC. Sabendo disso, não esqueça de fazer um resumo sobre esse assunto!
Aliás, se você quer saber ainda mais sobre a prova e deseja se preparar do melhor jeito possível, me acompanhe também no Instagram e no YouTube!
Ponto de ebulição e ponto de fusão: qual a diferença e como isso cai na ETEC?
Resumo sobre a Mata Atlântica para a prova da ETEC
O que são figuras de Linguagem e como elas caem na ETEC
Estados Físicos da Matéria: como estudar para a ETEC?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Ficou incrível, muito obrigada 🌟
Oii Lilian!! Eu amei sua explicação, gostei muito do seu blog. Parabéns ❤️