VESTIBULINHOS

Vale a pena estudar na ETEC? Descubra agora a resposta!

Lillian Cruz
Escrito por Lillian Cruz em Outubro 3, 2019
Vale a pena estudar na ETEC? Descubra agora a resposta!

“Será que vale a pena estudar na ETEC no ensino médio?”

Eis que surgem os últimos trabalhos com o mesmo grupinho de sempre, as últimas provas daquela professora que você tinha medo quando entrou no ensino fundamental, a formatura e, principalmente, as grandes decisões.

Se você está no nono ano, provavelmente se identificou com tudo isso, não é mesmo? Principalmente com as temidas decisões – e todas as dúvidas que vêm com elas. E, neste exato momento, é provável que uma perguntinha específica esteja tirando o seu sono: devo ir fazer meu ensino médio na ETEC?

Essa é a típica pergunta de quem está buscando um ensino médio de qualidade, mas que não entende muito bem o funcionamento das escolas técnicas mantidas pelo Centro Paula Souza. Então, se for o seu caso, não precisa mais se preocupar, pois hoje eu vim revelar se realmente vale a pena fazer o seu ensino médio na ETEC!

Como é o ensino médio na ETEC?

Talvez você não saiba, por isso, vou contar: atualmente, é possível fazer o ensino médio na ETEC de formas diferentes. Isso ocorre porque cada estudante tem um objetivo diferente, portanto, cada modalidade é dedicada a um perfil de aluno. Então, se você pretende fazer apenas o ensino médio, você pode!

Porém, caso tenha interesse em fazer o ensino médio junto com uma formação profissional, você também pode!

Aliás, esse já é um dos motivos para querer fazer o ensino médio na ETEC: diferente da maioria das outras escolas, você tem o direito de escolher aquilo que tem a ver com o que deseja para o seu futuro. Ou seja: além de ter um ensino que pode ser comparado ao das melhores escolas particulares, ainda é possível decidir se vai sair do colégio já com uma profissão ou se você vai focar apenas nos estudos para os vestibulares.

Falando nisso, uma coisa em que os estudantes da ETECs – ou Etequianos – se destacam muito é no vestibular! Mas isso é algo que eu vou te contar daqui a pouco, porque agora é hora de falar sobre os projetos que acontecem nas ETECs!

Projetos das ETECs

Sim, você leu projetos! Não faz ideia do que é isso? Bom, então imagine como seria se você pudesse estudar em uma escola como aquelas dos filmes mais legais da Netflix, com grupos de estudos, atividades esportivas, armários para guardar seus materiais, palestras, iniciação científica, aulas práticas em laboratórios, semanas temáticas… imaginou? Pois bem, a boa notícia é que você pode, porque as ETECs são focadas não somente em um ótimo ensino, mas, também, em fazer com que os  alunos se desenvolvam de diversas formas diferentes.

Dessa forma, estudar na ETEC se torna até mais divertido do que estudar em uma escola convencional. Acredita que algumas ETECs têm até time de líderes de torcidas? Isso sem falar dos eventos organizados pelos Etequianos!

É muito difícil estudar na ETEC?

Não tem jeito, essa é uma das maiores dúvidas de quem está pensando em prestar o Vestibulinho ETEC. E a verdade é que é completamente normal ter esse tipo de questionamento, afinal, o ensino médio é uma fase completamente diferente de todos os anos anteriores da sua vida escolar.

Sendo assim, vou ser completamente sincera com você: o ensino da ETEC é feito para quem quer ter um futuro melhor. Sabe aquele desejo de entrar na faculdade dos seus sonhos? Ou aquela empresa em que você sempre quis trabalhar no futuro? Já pensou em morar na sua cidade favorita? E o sonho de viajar o mundo? Pode ser que você nunca tenha parado para pensar na maneira como vai conquistar tudo isso (porque, sim, você é capaz de conseguir), mas o fato é que todas essas metas dependem de um ensino de muita qualidade.

A importância de ter um ensino de qualidade

Pensa comigo: se uma pessoa tem um ensino médio fraco, ela vai ter muito mais dificuldade de entrar na faculdade que deseja, concorda? Dessa maneira, essa pessoa vai demorar muito mais para conseguir um estágio legal e para trabalhar com o que sempre quis. Assim,  a realização de todos aqueles sonhos vai parecer algo muito distante.

Dessa forma, vamos pensar agora numa outra situação: o que acontece com quem tem acesso a um ensino médio muito bom, focado no futuro daquela pessoa? Simples: as chances de alcançar todos esses objetivos – e em bem menos tempo – são muito maiores!

Então, o que ocorre com o ensino da ETEC é que ele é mais reforçado, justamente para permitir que os Etequianos se tornem pessoas de muito sucesso. Por esse motivo, é comum achar as matérias mais difíceis nos primeiros meses de aula ou achar que você tem muitos trabalhos para fazer, mas tudo isso faz parte do processo. Lembre-se sempre: é melhor ter um ensino médio intenso do que não ter a base que você precisa para ter o futuro que sempre quis.

Estudar na ETEC traz um bom preparo para o vestibular?

Como eu já havia comentado, os estudantes das ETECs se destacam muito nos vestibulares. No entanto, se você pensa que isso só acontece na capital de São Paulo, se enganou! A verdade é que os Etequianos estão se destacando em todo o estado.

Algumas das universidades onde os Etequianos foram aprovados…

A ETEC Ruth Cardoso, em São Vicente, está entre as 20 melhores escolas públicas do estado de São Paulo no ranking do ENEM. Além disso, estudantes de lá já foram aprovados em diversas faculdade renomadas, como a Faculdade de Arquitetura da USP.

Outra ETEC que também tem muitos alunos aprovados em universidades conceituadas é a ETEC Pirituba, que já contou com aprovações na UNESP, UFSCar, UNIFESP e na própria USP. E as aprovações não param por aí, já que estudantes de outras ETECs conquistaram vagas até mesmo em outros estados, como no caso da aluna da ETEC de Itaquaquecetuba que foi aprovada na UFRRJ.

Aliás, além de terem muitas aprovações em universidades federais e estaduais, os Etequianos também se destacam na conquista de bolsas de estudos nas melhores universidades particulares.

Posso estudar na ETEC e participar do Jovem Aprendiz?

Quem pensa em começar a carreira profissional ainda durante o colégio certamente não abre mão da oportunidade de conquistar o primeiro emprego ainda na adolescência, não é mesmo? Por isso, para a alegria de todos, os estudantes das ETECs podem participar de projetos como Aprendiz Paulista, Jovem Aprendiz e tantos outros destinados a estudantes que querem construir suas carreiras o quanto antes.

O que fazer para estudar na ETEC?

Depois que você entendeu como é estudar na ETEC, é bem provável que você queira de uma vez por todas começar seu ensino médio lá! Entretanto, é agora que vem aquela dúvida clássica: “como posso estudar na ETEC? O que preciso fazer para entrar na ETEC?”

Atualmente, o ingresso na ETEC ocorre por meio de uma prova: o Vestibulinho ETEC. Aliás, o fato de ter uma prova de seleção já é um dos motivos para que a ETEC seja uma escola diferenciada e de maior qualidade.

O Vestibulinho ETEC para quem deseja ingressar no Ensino Médio normalmente ocorre no final do seu 9º ano. As inscrições são feitas pela internet e, para se preparar melhor para ir bem nesse exame, você pode conferir os conteúdos gratuitos que estão disponíveis em nosso canal no YouTube e no Instagram.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

One Reply to “Vale a pena estudar na ETEC? Descubra agora a resposta!”

Mariza

Gostaria que comentasse sobre as aulas de recuperação ou reforço dos componentes com mais dificuldades, a primeira semana de quem está iniciando na Etec, o material usado e se e preciso comprar outros