Você já estudou os Estados Físicos da Matéria para a prova da ETEC? Apesar de fazer parte do conteúdo que é cobrado na prova da ETEC, muitas pessoas deixam de estudar esse assunto simplesmente porque, às vezes, ele parece difícil. No entanto, é essencial entender esse tópico! Além de ser importante para aprender outros assuntos de química e física, ele pode ser abordado diretamente em questões da ETEC.
Pensando nisso, o nosso assunto de hoje é justamente esse! Então, já separe o caderno e a caneta para fazer boas anotações sobre esse tema.
O que são os estados físicos da matéria?
Os estados físicos são as formas como a matéria pode ser encontrada na natureza. Aliás, se você não sabe, vale a pena anotar: a matéria é tudo que existe ao nosso redor e que é composto por átomos.
Essas formas nas quais as substâncias podem ser encontradas têm relação direta com o grau de agregação das moléculas que compõem aquela matéria.
O que é o grau de agregação molecular?
A agregação molecular é o nível de “união” entre as moléculas que formam determinada substância. Enquanto as moléculas muito próximas têm maior força, as mais distantes têm uma força menor entre elas. Por isso, quanto mais unidas estiverem as moléculas, maior será a agregação molecular.
Isso interfere diretamente no estado físico em que uma substância será encontrada, já que esse grau de agregação pode fazer com que ela tenha uma forma mais definida ou não.
Os três estados físicos da matéria na natureza
Como você já sabe, a agregação molecular tem relação direta com os estados físicos da matéria, e isso é algo que o Vestibulinho ETEC pode querer que você saiba. Sendo assim, vamos agora conhecer as características de cada estado!
Estado sólido: características sobre ele
O estado sólido é aquele em que temos o gelo, boa parte dos alimentos que consumimos e tantas coisas que fazem parte do dia a dia. Ele é o estado em que a matéria está em seu maior grau de agregação molecular e, por isso, ela tem uma aparência bem definida. Dessa forma, podemos dizer que as substâncias no estado sólido têm forma fixa.
Características do estado líquido
Neste estado, a matéria tem as moléculas um pouco mais afastadas do que na fase sólida, o que resulta em uma forma mais variada. Isto é, ela acaba assumindo o formato do recipiente em que é colocado. Um exemplo disso é a água no estado líquido.
O que define o estado gasoso
Quando a matéria se encontra no estado gasoso, as moléculas estão com um grau de agregação molecular muito menor. Assim, elas estão mais “agitadas”, com uma força menor entre as moléculas, e isso faz com que os gases não tenham formato definido.
Além de entender os estados físicos da matéria, também vale a pena conhecer alguns processos importantes na química, como o ponto de fusão e o ponto de ebulição, ok?
Mas, enquanto você não estuda esses assuntos, aproveite e faça um resumo dos estados físicos da matéria para arrasar na prova da ETEC.
Confira outros conteúdos gratuitos para a prova da ETEC em nosso Instagram e no canal do YouTube.
Ponto de ebulição e ponto de fusão: qual a diferença e como isso cai na ETEC?
Resumo sobre a Mata Atlântica para a prova da ETEC
O que são figuras de Linguagem e como elas caem na ETEC
3 figuras de linguagem que você deve saber para a prova da ETEC
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.