Não tem jeito: muitos vestibulindos entram em desespero quando decidem estudar Biologia para ETEC! Caso você esteja passando por esse drama, acha que não vai conseguir aprender os tópicos necessários para passar na ETEC e não sabe o que fazer para entender alguns assuntos mais extensos, chegou a hora de conhecer as relações ecológicas, que fazem parte dos estudos da Ecologia!
Por que estudar relações ecológicas para a prova da ETEC?
Antes de tudo, é importante saber o porquê de estudar esse tópico de Biologia para a prova da ETEC. Cá entre nós: fica mais fácil estudar algo quando sabemos a importância, certo?
Então, a verdade é que você deve estudar as relações ecológicas por mais de um motivo. Vou te contar os principais deles agora:
- A prova da ETEC costuma cobrar esse assunto de forma direta e indireta. Ou seja: pode ser que você encontre questões contextualizadas ou bem objetivas sobre relações ecológicas;
- Existem diferentes tipos de relações ecológicas. Porém, é preciso começar pelo conceito básico para entender os tipos futuramente;
- A Ecologia é um dos tópicos mais cobrados na prova da ETEC.
Agora que você já entendeu que vale a pena se dedicar aos estudos dessa parte da Ecologia, vamos ao que interessa: a explicação desse assunto.
Biologia para ETEC: o que são relações ecológicas?
Nada melhor que começar pela parte mais simples! Em suma, as relações ecológicas são as interações que podem acontecer entre os seres. Isto é, elas podem acontecer entre plantas, animais, fungos… entre tantos outros representantes dos reinos que possuem vida!
Essas relações acontecem porque os seres vivos não ficam isolados, sabe? Assim como nós interagimos com outros humanos e também com várias outras espécies, o mesmo acontece com os outros organismos. Pare e pense: não tem como se reproduzir, encontrar alimentos e se desenvolver sem depender dos outros, não é mesmo? Portanto, costumamos dizer que essas interações são essenciais para a manutenção do ecossistema.
Quais são os tipos de relações ecológicas que existem?
Depois de entender o que são essas relações, é hora de descobrir como elas se classificam. Se você não souber disso, dificilmente vai conseguir resolver uma questão sobre isso no Vestibulinho ETEC. Sendo assim, foque aqui para entender tudo que eu vou explicar!
E é o seguinte: existem duas maneiras de classificar as relações ecológicas.
A primeira classificação tem a ver com a quantidade de espécies envolvidas. Se tivermos uma interação apenas entre indivíduos da mesma espécie, ela é chamada de relação intraespecífica.
Porém, podemos ter seres vivos de espécies diferentes interagindo entre si. Nesses casos, teremos relações interespecíficas.
Além disso, temos a segunda classificação, que serve para saber se uma relação ecológica é harmônica ou desarmônica.
“Nossa, e o que isso significa? Tem a ver com Fifth Harmony?”
Embora pareça, não, não tem relação com Fifth Harmony. Essa classificação separa as relações ecológicas que causam prejuízos e aquelas que não causam. Não entendeu? Eu explico!
Quando uma relação ecológica beneficia pelo menos um dos seres envolvidos e não gera prejuízo a nenhum deles, ela é harmônica. Quando beneficia um dos envolvidos, mas gera prejuízo a algum dos envolvidos, ela é considerada desarmônica
Fala sério, é mais simples do que parece, não é mesmo?
Agora, se você gostou desse resumão e também quer conferir esse conteúdo em vídeo, boas notícias: é só clicar no play, pois eu já facilitei isso pra você!
Ponto de ebulição e ponto de fusão: qual a diferença e como isso cai na ETEC?
Resumo sobre a Mata Atlântica para a prova da ETEC
O que são figuras de Linguagem e como elas caem na ETEC
Estados Físicos da Matéria: como estudar para a ETEC?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.