Ter preguiça de estudar é algo que atinge muitos estudantes. Porém, o fato de muitas pessoas sentirem preguiça enquanto estudam algum assunto não significa que isso é positivo para os estudos. Na verdade, é algo que pode atrapalhar (e muito!) na sua busca pela aprovação na ETEC. Por isso, hoje eu vim contar para você 5 fatores que aumentam sua preguiça e que você precisa se livrar o quanto antes!
“Lillian, mas por que eu preciso saber o que aumenta minha preguiça? Eu só quero me livrar dela o quanto antes!”
Não vou te julgar caso você tenha pensado em dizer isso. No entanto, antes de dizer quais fatores são esses, preciso que você entenda o porquê de te contar isso. O motivo é simples: na maioria das vezes, as pessoas não sabem de onde vem a preguiça que elas sentem.
Com isso, fica quase impossível saber como resolver o problema. Cá entre nós: você só pode tomar um remédio quando já sabe qual é a doença que está tratando, certo? O mesmo precisa acontecer em seus estudos. Não dá para deixar de ter preguiça de estudar se você não souber a causa dela.
Então, agora que você entendeu que precisa identificar o surgimento do problema que tanto atrapalha seus estudos, vamos agora conhecer esses cinco fatores que contribuem para uma rotina preguiçosa.
1. Assunto muito extenso aumenta preguiça de estudar
Pense rápido: é mais fácil estudar um conteúdo curto ou um conteúdo muito extenso? É bem provável que você tenha pensado na primeira opção. E, na maioria das vezes, um assunto muito longo é algo que aumenta o risco de ter preguiça e procrastinar a tarefa de estudá-lo.
No entanto, existem tópicos que realmente são mais longos e que são importante para você passar na prova. Não dá para simplesmente tirar todos eles da sua lista de matérias para estudar, concorda?
Neste caso, a solução é fazer seu cérebro pensar que o conteúdo é mais curto.
O que acontece é que o cérebro identifica um assunto extenso como algo mais difícil de ser processado e, automaticamente, ativa em você aquela vontade de deixar a matéria de lado ou fazer qualquer coisa mais interessante.
Por isso, o que você deve fazer é simples: divida o assunto em partes e faça pausas durante o estudo. Dessa maneira, seu cérebro vai entender que você tem coisas diferentes para estudar, e não simplesmente que gastou energia para entender um único tópico longo.
2. Deixar a matéria mais difícil para o pior momento
A procrastinação é uma grande vilã dos seus estudos e, diversas vezes, ela faz com que você deixe o conteúdo mais difícil ou aquele que você menos gosta para o pior momento do dia.
É exatamente isso que acontece quando você prioriza tudo que é fácil, deixando aquele tópico complicado para estudar no último horário do dia, quando você já está cansada demais para aprender qualquer coisa.
Ao fazer isso, você terá a falsa sensação de que aprendeu aquele assunto. No entanto, tudo que você fez foi estudar a matéria de forma rasa. Isso parece inofensivo, mas, na hora da prova, você vai perceber que foi uma péssima escolha.
Neste caso, a solução é sempre escolher um momento de maior produtividade para fazer as tarefas mais importantes e que exigem certo esforço mental. Assim, você terá energia para aprender aqueles conteúdos e o restante do dia estará livre para outras atividades.
3. Estudar em local muito escuro
Ainda que você duvide, a quantidade de luz do ambiente onde você estuda pode interferir no seu aprendizado. Isso porque, no escuro, nosso corpo inicia uma produção maior de hormônios relacionados ao sono.
Assim, o risco de você sentir mais preguiça de estudar e uma enorme vontade de dormir por estar em um ambiente com pouca luz é enorme! Então, prefira sempre estudar em locais claros.
Caso sua casa não tenha muita iluminação natural, utilize uma luminária de mesa ou ligue as luzes sempre que for estudar, principalmente no caso de matérias extensas e mais difíceis!
4. É comprovado: quem bebe pouca água tem mais preguiça de estudar
Acredite: a quantidade de água que você bebe influencia no seu resultado nos estudos. E existe explicação científica para isso!
O fato é que o cérebro precisa de oxigenação para que tenha um raciocínio melhor. Pelo fato de a água possuir moléculas de oxigênio, ela auxilia nesse processo. Dessa forma, tomar água frequentemente ao longo do dia vai ajudar você a ter mais concentração, mais foco e um raciocínio mais rápido.
Por outro lado, se você não tem o hábito de beber água, certamente será uma vítima da preguiça na hora de estudar até mesmo a matéria mais simples do mundo!
5. Excesso de distrações
Notificações do WhatsApp, gifs fofos no Twitter, fotos de gatinhos no Facebook, o programa que está passando na televisão, a ansiedade para o clipe novo da sua banda favorita… tudo isso é distração. E, embora pareçam inofensivas, essas coisinhas do dia a dia aumentam sua preguiça de estudar.
Sendo assim, a regra é clara: na hora de estudar, elimine as distrações. Se não precisar do celular nos estudos, deixe-o guardado em algum lugar. Seu problema é a televisão? Desligue! Quanto menos coisas tirarem sua atenção, menor vai ser o risco de você encontrar algo mais interessante e se entregar de vez à preguiça.
Como você viu, situações do cotidiano, que quase todos os estudantes vivem, podem causar péssimos efeitos nos estudos. Por isso, analise seu comportamento nos estudos e veja qual dessas ações acontece na sua rotina. Assim, será fácil se livrar dela e ter uma rotina mais produtiva.
>> Confira mais técnicas e estratégias de estudos em meu canal do YouTube
Prova da Etec: a Fórmula para Estudar Melhor e com Menos Estresse 🤩
4 Erros comuns na Prova da ETEC que podem prejudicar a sua nota(e Como Corrigi-los) ❌📚
Vestibulinho da ETEC 2025 - Por Onde Começar Seus Estudos?
Como acertar mais questões na prova da ETEC do final do ano (estratégia comprovada)
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Rico em respostas na qual eu precisava , Vou fazer de tudo para melhora esse sentimento que tenho de preguiça de estuda .