Seja em uma página do Facebook, em algum panfleto no metrô ou até mesmo conversando com amigos, você provavelmente já ouviu falar sobre a ETEC, certo? Na verdade, basta morar no estado de São Paulo para ter escutado alguma coisa sobre as ETECs. Porém, ouvir falar é diferente de saber o que é ETEC, não é mesmo? Por isso, pode ser que você esteja com um milhão de dúvidas, por exemplo…
- O que é ETEC?
- Onde tem ETEC?
- Como faz para estudar na ETEC?
- O que pode ser estudado na ETEC?
- Existe bolsa de estudos para entrar na ETEC?
- Quem é selecionado para entrar na ETEC?
Entre tantas outras que devem estar passando pela sua cabeça neste exato momento. E posso te contar um segredo? Fica tranquilo, todo mundo se pergunta isso. Não é nenhum problema ter dúvidas, ruim é continuar com elas!
Por isso, hoje eu vim explicar detalhadamente o que é ETEC como é o universo das ETECs! Então, se você pretende se tornar um etequiano (já vou dizer o que é isso, haha), preste muita atenção em tudo que vou dizer a partir de agora.
O que é ETEC?
A primeira coisa que você precisa saber é que as ETECs são Escolas Técnicas Estaduais! Mas, se esse nome te deu a impressão de que o ensino delas é igual ao das escolas públicas do estado, não se engane. Na verdade, as ETECs são mantidas pelo estado de São Paulo em parceria com o Centro Paula Souza.
Ou seja: o ensino das ETECs é melhor que o das escolas comuns. Prova disso é que, nos últimos anos, as melhores notas das escolas de São Paulo nos vestibulares são de alunos das ETECs. Quer um exemplo? A ETESP, que ano após ano se destaca no ENEM e em outras provas de alto nível. Por isso, os etequianos, que é a forma como os estudantes das ETECs são conhecidos, se destacam cada vez mais!
“Lillian, e o que eu posso estudar na ETEC? Só tem curso técnico?”
Acalma seu coraçãozinho, futuro etequiano! Apesar do nome “escola técnica”, a ETEC não oferece apenas cursos técnicos. Na verdade, o que ocorre é que o ensino dessas escolas é mais direcionado e os alunos têm um aprendizado focado no mercado de trabalho. Porém, as opções de modalidades são muitos variadas. Vou te contar quais são elas!
Curso técnico: opção para quem já terminou o ensino médio ou está cursando os anos finais do ensino médio. Além disso, pode ser cursado de forma presencial, semi-presencial ou online.
Ensino médio regular: opção perfeita para quem está quer estudar numa ótima escola, mas ainda não pensa em fazer um curso técnico.
M-TEC: serve para quem quer fazer ensino médio e já terminar os estudos tendo formação técnica, mas não deseja estudar em período integral.
ETIM: ensino técnico integrado ao ensino médio. Pensa em estudar em tempo integral? Esta é a opção certa para o seu caso!
EJA: se você está buscando a educação de jovens e adultos, o EJA é a melhor opção para a sua situação.
Curso de especialização: já fez um curso técnico e quer se especializar mais na área? Encontrou a opção ideal!
Deu para perceber que as ETECs têm espaço para todo mundo, né? E vale lembrar que existem inúmeras opções de cursos, seja na área de humanas, em exatas ou biológicas. Ou seja: tem curso para todos os gostos!
“E onde é que tem ETEC? Só tem na capital de São Paulo?”
Trago verdades: existem ETECs em diversas cidades do estado de São Paulo, desde a capital até o interior e o litoral. Sério! Então, pode ser que tenha uma bem pertinho de você.
Agora vem aquela pergunta que não quer calar…
“Entendi o que é e amei! Agora, como faço para estudar nessa escola ?”
Talvez você não saiba, então eu vou contar: existe uma prova para entrar na ETEC. Mas, calma, não se assuste: estudando do jeito certo, é possível passar e conseguir uma vaga na ETEC onde pretende estudar.
Vou explicar melhor: o Vestibulinho ETEC, que é a prova feita por quem deseja estudar na ETEC, normalmente acontece duas vezes por ano. Tem a prova do final do ano, chamada de Vestibulinho do primeiro semestre, que serve para começar a estudar no ano seguinte.
No meio do ano, normalmente em junho, ocorre a prova do 2º Semestre. Neste caso, você faz a prova e começa a estudar no mesmo ano. Ou seja:
- Prova do 1º Semestre: ingresso na ETEC no início do ano.
- Prova do 2º Semestre: ingresso na ETEC em meados de agosto.
“Li, mais uma dúvida: tenho que pagar para estudar nessa escola? Existe bolsa de estudos?”
E a resposta é… não!
A ETEC é uma instituição gratuita, por isso, você não precisa pagar mensalidades para estudar lá. Pelo mesmo motivo, não tem bolsa de estudos na ETEC! É preciso fazer o Vestibulinho ETEC e, claro, passar na prova.
Ou seja: não adianta apenas fazer a prova, hein? A seleção dos aprovados é feita com base na nota final que cada estudante consegue na prova e, também, de acordo com os critérios de desempate.
Por isso, se você quer passar na ETEC, fica a dica: saiba o que cai na prova e estude do jeito certo para conseguir a sua aprovação! Quer um help? Você pode baixar gratuitamente a Checklist ETEC 2020 para já saber quais são os assuntos mais cobrados pelo Vestibulinho! Clique aqui e faça o download grátis.
Ainda tem alguma dúvida sobre as ETECs? Deixe um comentário logo abaixo ou confira os vídeos em meu canal do YouTube.
Bom estudo!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
como eu faco para fazer o rtim?e a mesma prova como funciona lilian?
Oi, Lay!
É a mesma prova do ensino médio regular e do curso técnico 😊